terça-feira, 30 de junho de 2009

Circuito cearense aqui?

REVISADA
Aracati poderá sediar uma etapa do Circuito Cearense de Basquete Masculino e Feminino em agosto. As datas ainda não foram confirmadas pela SEJUV, pois a negociação não foi finalizada, mas o desejo de todos os desportistas terem o privilégio de assistirem jogos dos melhores atletas desta modalidade do Ceará é grande , até proque o basquete é um dos esportes mais praticados do mundo.

Alex Mossoró, atleta do Aracati, está participando da negociação e cabe à Federação Cearense confirmar as datas possíveis. Os jogos podem acontecer no ginásio PE. Champagnat. São sete delegações com cerca de 15 pessoas cada a participar. Esse Circuito significa muito para uma cidade do interior, motivando jovens basqueteiros.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Educadores Físicos da cidade em Segundo Tempo





Através da secretaria de Esporte e Juventude de Aracati, SEJUV, o programa Segundo Tempo acontece com a participação de professores e acadêmicos de Educação Física, absorvendo mão-de-obra científica e colocando o Aracati num moderno conceito de Política Pública de Esporte.

Em Aracati funcionarão dois núcleos de 200 crianças e adolescentes que estão passando por uma fase de exames e avaliação. A SEJUV está monitorando e avaliando cada um dos participantes até sexta-feira. Hoje, 29 de junho, estudantes da escola Emília Freitas passaram pela seleção.

O secretário adjunto Amadeu Félix ressalta a importância do Programa, incluindo também a mão-de-obra totalmente acadêmica no direcionamento dos trabalhos.



O Coordenador de um dos núcleos, Francisco Wesley (foto ao lado) ,29, ressalta que: "para ser coordenador é preciso ser formado, e os monitores precisam estar cursando, no mínimo, educação física. É mais que importante o Governo Federal valorizar esses profissionais, sendo uma profissão que começa a ser uma das mais valorizadas neste tempo.”


Para o Jacson Capistrano, 20, também no 5º período: “A prática esportiva é importante porque evita riscos de doenças”.






Já Para Alecksandro Firmino (foto à esquerda), também do

5º período deEducação Física da UVA-Aracati: “Acima de tudo, (o Programa) traz muito para essas crianças da comunidade e para junto da sociedade mais qualidade de vida. O esporte agrega valores e abri um espaço de aprendizado e companheirismo.”


domingo, 28 de junho de 2009

Começa Segundo Tempo

MATERIA
Quando temos vontade de interferir na realidade, não esperamos comentários e atitudes de ninguém. Vamos em frente porque atrás tem meio Aracati que precisa do trabalho do Governo Municipal promovendo desenvolvimento mais e mais.


Na tarde da última sexta-feira, 24 de junho, no Petrolclube, começou os trabalhos de um dos maiores programas do Governo Federal e Estadual para inclusão de crianças e adolescentes ao esporte, o Segundo Tempo sob orientação do professor Amadeu Félix, secretário adjunto da Sejuv e equipe, 80 alunos de sete a 17 anos das escolas Régis Bernardo e Raízes e Azas passaram pela primeira seletiva.


Mães e pais acompanharam os testes como salto em distância, medição de massa corporal, envergadura, exercícios de abdominal, corrida de 20m, estatura e sentar-se e levantar-se. Um dos princípios do Programa é ressaltar a igualdade de gênero, com metade das vagas para mulheres, além do rendimento escolar contar muito para o bom desempenho do aluno.

Mas ao todo são 400 vagas que serão beneficiadas aqui, em dois núcleos de 200. Todas as atividades acontecerão no Petrolclube sendo um amplo espaço para o trabalho.

Depoimentos
“O Segundo Tempo promove bom crescimento e vida saudável pelo esporte para crescer com qualidade e na certeza que um programa destes deve trazer muito de bom para o Aracati.” disse Francisco de Assis, 37 anos, com um filho participante, na foto abaixo.

Para Maria de Fátima, com dois filhos, “É um excelente projeto, porque meus filhos estão num bom caminho. Eu acredito que vai dar tudo certo, pois neste encontro nós conhecemos os professores e coordenadores; gostei da proposta e apóio o trabalho.”
Maria de Fátima


Já Marilene Freitas, também com dois filhos: “É importante porque tanto aqui como em outras cidades muitas crianças e adolescentes quando terminam o horário escolar ficam sem opção. Eu sei que enquanto meus filhos estiverem aqui, estarão longe dos vícios.”

Marilene Freitas


Maria do Socorro, dois filhos: “Estou gostando muito. Eles (alunos) aqui estão aprendendo sobre esporte; bem melhor que na rua.”, disse.

Maria do Socorro


“Agradeço a todos os pais, Governo Municipal e demais secretários pelo apoio e incentivo bem como ao todos do Petrolclube, e a todos que fazem parte desta associação o nosso muito obrigado pelas parcerias que são uma grande conquista para o Aracati. Queremos construir uma cidade em que haja uma sociedade mais digna e justa onde todos possamos respeitar um ao outro, e assim na construção da cidadania de deveres e direitos, pelo esporte.”, disse Amadeu Félix.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Governo orienta juventude

MATERIA

“Impressionante como a atenção de todos nós que nos escrevemos para este curso foi assídua do início ao fim dos trabalhos. É difícil convencer a juventude a participar de palestras, mas acho que é por causa do assunto que nos preocupa muito tanto.”, afirmou Leonardo Santos, 20 anos.


Aconteceu neste 24 de junho, quarta-feira, no auditório do CVTec, o I Seminário de Consciência Vocacional com realização do Governo Municipal, através da secretaria de Esporte e Juventude. 230 alunos secundaristas participaram e sete câmaras temáticas aconteceram com sete profissionais das áreas de ciência contábeis, administração, letras, gestão ambiental, educação física, primeiro emprego e enfermagem.

Presenças das autoridades como do chefe de gabinete Luís Fábio de Sales representando o prefeito Expedito, da presidente da Câmara Municipal Marta Bernardes, do secretário de Esporte e Juventude Ivan Silvério, bem como do secretário adjunto Amadeu Félix, e do tenente Moreira da Polícia Militar.

O objetivo do Seminário foi de promover uma reflexão sobre o futuro profissional para alunos das escolas do município, que estão terminando o ensino médio.

Orientação vocacional é muito importante, e no Aracati é percebido como legítima Política Pública de Juventude, porque promove uma interação social e discernimento humano sobre perspectivas para o futuro profissional de nossa juventude.

O início dos trabalhos foi por volta das 8:30 da manhã terminando as 13:30, com mesa de honra, discursos, explanação do evento pela coordenadora Cláudia Feitosa e sequência dos trabalhos nas câmaras temáticas.

Para Marta Bernardes, presidente da Câmara, “é uma atitude muito importante do Governo Municipal promover um seminário vocacional. Discernimento para o futuro profissional é essencial na busca pelo desenvolvimento do Aracati que queremos”.

Para kledson Giló, diretor de Juventude, “o atual governo do prefeito Expedito Ferreira está ao lado de sua juventude, proporcionando espaços de reflexão sobre políticas públicas, e neste evento, a busca pelo discernimento vocacional”.

Ivan Silvério, secretário de Esporte e Juventude, disse que “um dia pensou em ser engenheiro, mas a vocação para a contabilidade o fez um homem realizado e pronto para, hoje, repassar essa experiência para tantos jovens que estão buscando uma profissão. Na minha época de estudante o governo não se preocupava tanto com questões tão importantes como esta”, ressaltou.

Um certificado foi expedido pela SEJUV e todos os participantes ganharam uma pasta contendo todo material didático para acompanhar os trabalhos. Também diretores do CVTec divulgaram três cursos técnicos de nível médio para agenciador turístico, Informática e Aquicultura, ressaltando a vocação da região e o incremento de jovens no mercado econômico local.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Vocação pra vida em PPJ

O Seminário Vocacional é uma oportunidade do jovem que está saindo do ensino médio ter uma experiência sobre vocação profissional, através do contato direto com profissionais da área de acordo com a vocação do município, das oito da manhã até as 14 horas. 200 jovens participarão.

As inscrições estão encerradas e o evento acontecerá nesta quarta-feira, 24 de junho, no CVtec.

Conferir Programação

I SEMINÁRIO CONSCIÊNCIA VOCACIONAL PARA JUVENTUDE ARACATIENSE

PROGRAMAÇÃO

QUARTA-FEIRA: 24/06/09
7:30 - Acolhida e Credenciamento.( Alexandra, Débora,Cláudia Forte)
7:40 - Coffee Break ( Ricardo, Laís, Valéria e Ismênia)
8:15 – Abertura ( Luiz Ebelardo) – Composição da Mesa


Apresentação dos palestrantes: Profº Francisco das Chagas; Profº Luiz Feitosa, Profº Ângelo, Administrador Manuel Correia, Enfermeira Carmem Lúcia, Profº Tércio e a Profª. Délia Porto.



Escolas Presentes

Escola de Ensino Médio Barão de Aracati – Diretora Edivânia
Escola de ensino Fundamental e Médio Beni Carvalho – Srº Hélio
Escola Elsa Porto Costa lima – Srº Herbert
Colégio Instituto São José – Irmã Rosali
Colégio Salesianas – Irmã Maria Helena
Escola Emilia Freitas – Srª. Isa Cajazeiras
SESC LER – Srº Leandro
CRAS – Nossa Senhora de Lourdes – Srª. Hellen
Policia Militar – capitão Paulo de Tasso
Vereador-William Costa Lima
FM Canoa – Luiz Ebelardo
Demuntram – Geneison Thopison

Patrocinadores

Dafruta - Dr. Humberto
Bradesco – Srª. Adriana
Banco do Nordeste – Srº Paulo Azevedo
Super Damasceno– Sr. Joacir
SESC LER – Sr. Leandro
Vereador - William Costa Lima
Agabê – Srª. Adriana
Vereadora – Srª. Marta Bernardes
Instituto São José – Banda
Compescal – Srª. Zilar
Edson Calçados

8:30- APRESENTAÇÃO CULTURAL – Convidamos o Coordenador Ângelo do Serviço de Orientação Religiosa do Colégio Instituto São José e banda.
8:45- Fala do diretor de juventude para plenária. ( Klédson Giló)
9:00- Apresentação do Projeto Consciência Vocacional Para Jovens presentes na plenária ( Coordenadora do projeto Cláudia Feitosa)
9:15- Fala do Secretário de Esporte e Juventude ( Ivan Silvério)
9:25- Fala do Vice – prefeito ( Filipe Costa Lima)
9:30- Fala do Prefeito ( Expedito Ferreira da Costa)

9:50- Encaminhamento dos cursistas as suas respectivas salas.

11:30- Lanche para os jovens

12:15- Plenária com todos - enceramento

Agradecimentos

A todos os funcionários da SEJUV, em especial a coordenação do I Seminário para realização deste evento.

Basquete perde em Mossoró

Neste fim de semana, 20 e 21 de junho, a seleção aracatiense de Basquete participou do torneio de Integração Mossoró com times do Ceará e RN, com total apoio da SEJUV. Foram duas partidas sem nenhuma vitória.

No primeiro jogo, a Seleção perdeu por dois pontos de diferença, e no segundo venceu os três primeiros plays, mas perdeu no quarto por quatro pontos. Oito equipes participaram da competição.

13 atletas foram convocados: Kirino Costa, Joaquim Barbosa, Ricardo Freitas, Francisco Anderson, Ricardo Lúcio, Claudiélio Batista, Francisco José, Silvio José, Wellington Souza, João Paulo, Aleksandro Florêncio, Lucas Pinheiro e Francisco Heliayrton são os atuais representantes.

Apesar deste resultado, o Aracati é bicampeão cearense de basquete adulto em 2007 e 2008.

Mesmo assim, a união deste grupo é a maior força que alimenta a determinação na continuidade de uma tradição de grandes atletas, representando e conquistando títulos para o Aracati. A Cidade tem orgulho desta seleção que somente agora começa a aparecer.

“Depois que a SEJUV foi institucionalizada no mandato do prefeito Expedito Ferreira temos mais apoio para continuar participando de competições o ano todo. Temos muitos benfeitores que nos apoiam e isso nos faz seguir. Hoje estou à frente da equipe dando sequência há mais uma geração fazendo o possível para não deixar de participar das competições, junto ao secretário Ivan Silvério dando apoio total ao esporte”, disse Alex Mossoró, capitão do time.

“Quando atletas veteranos e novatos se juntam para participar de uma competição é muito bom para fomentar a continuação da prática do basquete em Aracati”, disse Sílvio Ávila, atleta.

A tradição

“A força do basquete vem de profesor Amadeu Félix, do professor Chaguinha, Simônade, Zé Angelo; de uma geração que até hoje faz essa modalidade acontecer”, afirmou Alex.

A equipe afirma que as competições são exigentes com cerca de três partidas por dia, e participam não pensando numa promoção no esporte, mas para representar a Cidade e porque gostam muito de jogar basquete. Ele ressaltaram o grande apoio do atleta Crisanto intitulando-o de padrinho do time.

Editorial

As seleções que representam o Aracati são parte de um processo de política de esporte visando a participação de diversos atletas em competições, estimulando a prática esportiva. E para tanto, o Governo Municipal, através da Secretaria de Esporte e Juventude, SEJUV, apoia de forma decisiva a representação de diversas modalidades como o basquete.

É com esta expectativa que acreditamos no esporte como mecanismo social de desenvolvimento regional, fazendo das seleções do Aracati grandes representantes nas diversas modalidades. Políticas de Esporte e Políticas de Juventude no direcionamento de um novo rumo.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Juventude na rua


A equipe de juventude do Governo Municipal, que tem a frente o coordenador de políticas públicas e sociólogo kledson Giló, visita os diversos grupos de jovens da cidade. Ontem, a quadrilha Filhos Nordestinos recebeu a equipe que também tem o articulador Tiago Silva, a coordenadora do CJC, Ismênia Nunes e o comunicador André Souza.


O objetivo é reconhecer os trabalhos e perceber como os grupos de jovens estão atualmente inseridos no processo de desenvolvimento local. Discussão, conquistas, observações e reclamações são abordadas num papo aberto e democrático.

Filhos Nordestinos em apresentação

A partir de uma brincadeira de rua, uma quadrilha está se destacando pelo empenho e trabalho cultural em nossa Aracati. Os Filhos Nordestinos estão há 13 anos fazendo cultura no bairro Cacimba do Povo em diversos festivais em cidades como Russas e Beberibe.

A quadrilha já se chamou Arraiá do Milho Verde e Universo Negro.

São mais de 15 apresentações, 20 pares dançando, 6 músicos tocando ao vivo um repertório de compositores da quadrilha e uma equipe de contra-regras de 15 pessoas.

Este ano, o tema trabalhado pela quadrilha tras a tematica do Cangaço.

"As dificuldades são muitas e as mesmas como transporte, financeiro, patrocínio, local para ensaio, mas estamos fazendo cultura", disse Francisco Aldízio.

O figurino tem mistura de cores com flores, artesanato nos chapéus trabalhado. A primeira apresentação foi em Mossoró, 12 dejunho, obtendo notas ótimas na classificação. Dia 21, próximo em Russas, 22 em Jaguaruana, sendo a única quadrilha nestas duas competições; em julho, dia dois Morada Nova, três Beberibe, quatro Fortim e Parajurú e cinco na Timbaúba numa camapnha de solidareiedade pela capela do distrito.

Para Tiago Muniz, 20, "Não fazemos so quadrila, mas muitos trabalhos sociais. Como voluntários, trabalhamos teatro, dança de forró e reforço escolar, onde buscamos estimular o aprendizado para tirar os jovens das ruas incluindo no aspecto cultura".

Juliana Andrade, 22, desde o início na quadrila há 13 anos, disse: "Tenho orgulho em afirmar ser filha nordestina. hoje contamos com um figurino todo trabalhado artisticamente, porém, antes, começamos a primeira apresentação com roupas emprestadas. De um semente plantada, uma árvora de frutos."

terça-feira, 16 de junho de 2009

Xadrez aracatiense é destaque

Com apoio da Secretaria de Esporte e Juventude, SEJUV, a Federação Cearense de Xadrez realizou a 3ª etapa do Circuito Terra do Sol nos dias 13 e 14 de junho, no Pedregal, sábado e domingo, com a participação de 12 atletas de Aracati, quatro de Fortaleza e um de Russas. Mateus Diogo de Freitas, 21, ficou em quinto lugar e é o primeiro do ranking aracatiense, atualmente e o 40º do Cearense.

Nesta etapa, houve a participação do campeão cearense Chico Alves e do Campeão de Russas, Daniel Madson.

O Xadrez é considerado uma modalidade esportiva que cresce muito no Aracati. O clube de xadrez do professor Hélio há 12 anos promove um espaço de entretenimento e já formou muitos atletas e professores, sendo o caso do Mateus Diogo que há cinco meses ensina no Instituto São José.

“O Xadrez mudou a minha vida como pessoa, tenho mais raciocínio lógico e é um esporte maravilhoso. Hoje ensino Xadrez e vivo deste esporte” disse Mateus que é bicampeão aracatiense (2005, 2008) e caminha para um tricampeonato (2009).

O Circuito Cearense possui cinco etapas e classifica o campeão local, e no final do ano, o melhor de cada cidade participa da final que provavelmente este ano acontece em Barbalha.

Resultado final da 3ª etapa do Circuito Terra do Sol

1º Chico Alves (Fortaleza)

2º Sampaio (Russas)

3º Daniel Madson (Fortaleza)

4º Hugo Leonardo (Fortaleza)

5º Mateus Diogo (Aracati)


terça-feira, 9 de junho de 2009

Seminário vocacional pra juventude


Mais um seminário pra juventude vem ai, mas desta vez tem um carater totalmente vocacional para estudantes que estão saindo do ensino médio e querem entrar na universidade.

No próximo dia 17 de junho, quarta-feira, o dia todo, a partir das 8 da manhã, no colegio Barão de Aracati, acontecerá o I Seminário de Consciência Vocacional para Adolescentes com o seguinte objetivo:

“Contribuir para formação das novas gerações, instrumentando educadores com princípios, metodologias e técnicos capazes de desenvolver nossos adolescentes um conjunto de competências pessoais e sociais, preparando-os para melhor concorrência para o mercado de trabalho as exigências do mundo moderno atuante. Através de processos que resgatem sua auto-estima e melhorem sua capacidade de se comunicar, de conviver, de respeitar as diferenças individuais e culturais. O trabalho com adolescentes de qualquer segmento da sociedade estimulando a reflexão e a revisão de valores, atitudes e comportamento, levando-os a novas formas de ser e conviver.”

As incrições estão abertas na SEJUV, na rua Agapito dos Santos, 08, ou pelo telefone 3433 3627 para mais informações, ou pelo blog da SEJUV, sejuvaracati.blogspot.com

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Seminário Organizado e Participação Popular

MATERIA

O 3º Seminário Regional de Políticas Públicas de Juventude do Litoral Leste foi um sucesso, no Mirante das Gamboas, em Aracati, Ceará, no último fim de semana, reunindo jovens e autoridades políticas debatendo os rumos das Políticas Públicas de Juventude para a região.

Conceituado como o maior evento de juventude regional, colocando o Aracati como liderança nacional de gestão de juventude, partilhando com demais cidades essa experiência política e reconhecendo a importância dos jovens no desenvolvimento. As gestões públicas precisam reconhecer o jovem como um agente protagonista do desenvolvimento local.

A participação das cidades de Guaiúba, Itaiçaba, Iguatú, Jaguaruana, Morada Nova, Limoeiro do Norte, Palhano e Fortaleza foi destaque. 250 participantes cumpriram uma rotina de trabalho com palestras, debates, lazer e cultura. A promoção foi do CIP Desenvolver e a realização do Instituto Agir.

Na sexta-feira, 05, solenidade de abertura com presenças dos três prefeitos de Aracati, Fortim e Icapuí, do secretario adjunto nacional de Juventude, Danilo Moreira, Ana Melo presidente do Instituo Agir, e Ivan Silvério secretário de Esporte e Juventude de Aracati. Em seguida, pagode com o grupo Moleque Atrevido.

No sábado, na plenária geral, mesa com Danilo Moreira, Cintia Nascimento da Rede de Jovens do Nordeste, Ivan Silvério, Ricário do Conselho Nacional, kledson Giló, coordenador de Juventudes Integradas do CIP e Ana Mello dirigindo os trabalhos de discussão. À tarde, câmaras temáticas trabalharam temas como Assessoria do Estado, Conjuve, Futebol de Rua, CIP Desenvolver, Conselhos Municipais e Gestões Municipais. Depois o jantar, os grupos se mobilizaram e realizaram uma noite cultural.

Discurso direto
Danilo defendeu a importância da PEC da Juventude ser aprovada, ainda pra ser votada no senado, incluindo a temática ‘juventude’ em nossa constituição, respaldando a faixa de idade dos 16 aos 29 anos, sendo o ‘jovem um sujeito de direitos’. Disse também que o Seminário pode pressionar os três senadores da bancada cearense, Tasso, Patrícia e Inácio para votarem a favor da PEC, e que se encaminhe a institucionalização ainda no governo Lula, do Ministério da Juventude, dando sequência ao conjunto de ações já planificadas e discutidas em Seminários, Congressos e Encontros dos últimos anos, relevando a história das juventudes do Brasil.

No domingo, plenária para discussões sobre o fundo de apoio local a grupos juvenis, recurso da Fundação kellogg que apóia e seleciona projetos, e apresentação do mapeamento de grupos de jovens da região, pesquisa realizada nos meses de fevereiro a maio deste ano.

O Canal Jovem foi outro destaque, sendo a gravação de um DVD institucional de todo o Seminário incluindo palestras na integra, entrevistas com autoridades, momentos importantes e a juventude falando no quadro Repórter por um Minuto.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Esquenta expectativas para seminário de Juventude


Mais uma vez a juventude vai debater e fazer a festa, pois neste próximo dia cinco de junho, acontecerá o 3º Seminário de Políticas Públicas de Juventude do Litoral Leste no Mirante da Gamboas, em Aracati, até domingo, 07, e vai contar com a participação do secretário adjunto Nacional de Juventude, Danilo Moreira, e do presidente do Conselho Nacional de Juventude, David.

Lembrando que todas as inscrições estão encerradas e na chegada das delegações, a partir das 17 horas de sexta, 05, todos os participantes precisam estar com suas carteiras de identidade para confirmação de cadastro. Cada participante terá direito a um kit seminário composto de uma mochila, adesivos, caderneta, camiseta e material didático para os trabalhos, além de hospedagem e alimentação.

Ismênia Nunes, assessora de Juventude do Governo Municipal de Aracati, fala sobre a expectativa do 3º Seminário.

“Quando gente discute a questão da diversidade é interessante e necessário compreender as diversas formas de mobilização das juventudes aqui e afora. Desde o lado artístico até o discurso mais político não existe organizações que possuem importâncias maiores que outras; existem teatro e a música, e outras formas que estão discutindo as questões das PPJ’s.”

“Quando a gente consegue integrar esta diversidade dessas juventudes, num evento, para estar discutindo e reafirmando as nossas políticas, é o que esperamos dos Governos. Estamos monitorando em busca do controle social participando das decisões.”

“Estamos participando de discussões do Governo Federal quando debatemos a importância da institucionalização do tema 'Juventude' na Constituição Federal. Estamos nos legitimando a cada dia e as organizações estão contribuindo de alguma forma com seu papel para que possamos avançar na luta e possamos chegar a concretização desta políticas.”

Jovens falam sobre Seminário

O Aracati sediará um dos maiores eventos de juventude do Estado e o maior da Cidade - o 3º Seminário Regional de Políticas Públicas do Litoral Leste - . O primeiro aconteceu em Icapuí, em 2005, o segundo em Fortim, em 2007, e o terceiro ganhou proporções bem maiores contando com a participação do secretário adjunto Nacional de Juventude, Danilo Moreira, e o presidente do Conselho Nacional de Juventude, David.

E nesta expectativa, jovens da região, em reunião ontem no CVTec, falam sobre a importância do Seminário. Para Francicarla Costa, do grupo de cultura Filhos Nordestinos, de Aracati, “a maior importância é da participação do momento na busca do aprendizado, repassando para o grupo e a sociedade os resultados em forma de políticas de juventude. Eu trabalho com um grupo de jovens onde a formação é importante para todos. Os Filhos Nordestinos é uma quadrilha de mais de dez anos com cerca de 40 jovens”, disse.

Luís Rodrigues, da Pastora de Juventude, PJ, do Fortim, disse que “o 3º Seminário é uma grande oportunidade dos grupos estarem participando e fortalecendo a história dos grupos, partilhando experiências, repassando aprendizado, ampliando discussões sobre Políticas Públicas de Juventude na região. O nosso grupo, a PJ, trabalha no município inteiro na paróquia de Nossa Senhora do Amparo na formação política e na área da religião com a catequese. Em nossa cidade, emprego é difícil, buscando alternativas de geração de renda com oficinas e feiras empreendedoras.” Afirmou.

O jovem Marcílio Fernandes, do Espaço Jovem de Aracati, disse ser “um evento importante para todo o País, porque o jovem se envolve mais na política. Aprendemos como as PPJ’s estão voltadas para gente e a participação da juventude nos movimentos juvenis é fundamental neste processo. O Espaço Jovem está interligado à Secretaria de Ação Social dando palestra nas escolas e estimulando a participação do jovem. Em datas importantes como da exploração sexual, a gente participa e realiza movimentos.”

Tiago Simões, do JPT de Aracati, afirmou: “Quem participa do movimento de juventude tem que estar ligado ao Seminário para estar atualizado de tudo que acontece a nível de município tanto como nacionalmente. Aprender com outras lideranças de outras realidades fundamenta o nossos trabalhos. Se manter de fora não é a atitude, e falar de um processo que não se conhece não é adequado, por isso o Seminário é fundamental. Eu espero que as expectativas sejam atendidas, principalmente pelas pessoas que foram convidadas para palestrar”.

As inscrições se encerraram e Guaiúba é mais uma cidade confirmada no seminário.