quarta-feira, 24 de junho de 2009

Governo orienta juventude

MATERIA

“Impressionante como a atenção de todos nós que nos escrevemos para este curso foi assídua do início ao fim dos trabalhos. É difícil convencer a juventude a participar de palestras, mas acho que é por causa do assunto que nos preocupa muito tanto.”, afirmou Leonardo Santos, 20 anos.


Aconteceu neste 24 de junho, quarta-feira, no auditório do CVTec, o I Seminário de Consciência Vocacional com realização do Governo Municipal, através da secretaria de Esporte e Juventude. 230 alunos secundaristas participaram e sete câmaras temáticas aconteceram com sete profissionais das áreas de ciência contábeis, administração, letras, gestão ambiental, educação física, primeiro emprego e enfermagem.

Presenças das autoridades como do chefe de gabinete Luís Fábio de Sales representando o prefeito Expedito, da presidente da Câmara Municipal Marta Bernardes, do secretário de Esporte e Juventude Ivan Silvério, bem como do secretário adjunto Amadeu Félix, e do tenente Moreira da Polícia Militar.

O objetivo do Seminário foi de promover uma reflexão sobre o futuro profissional para alunos das escolas do município, que estão terminando o ensino médio.

Orientação vocacional é muito importante, e no Aracati é percebido como legítima Política Pública de Juventude, porque promove uma interação social e discernimento humano sobre perspectivas para o futuro profissional de nossa juventude.

O início dos trabalhos foi por volta das 8:30 da manhã terminando as 13:30, com mesa de honra, discursos, explanação do evento pela coordenadora Cláudia Feitosa e sequência dos trabalhos nas câmaras temáticas.

Para Marta Bernardes, presidente da Câmara, “é uma atitude muito importante do Governo Municipal promover um seminário vocacional. Discernimento para o futuro profissional é essencial na busca pelo desenvolvimento do Aracati que queremos”.

Para kledson Giló, diretor de Juventude, “o atual governo do prefeito Expedito Ferreira está ao lado de sua juventude, proporcionando espaços de reflexão sobre políticas públicas, e neste evento, a busca pelo discernimento vocacional”.

Ivan Silvério, secretário de Esporte e Juventude, disse que “um dia pensou em ser engenheiro, mas a vocação para a contabilidade o fez um homem realizado e pronto para, hoje, repassar essa experiência para tantos jovens que estão buscando uma profissão. Na minha época de estudante o governo não se preocupava tanto com questões tão importantes como esta”, ressaltou.

Um certificado foi expedido pela SEJUV e todos os participantes ganharam uma pasta contendo todo material didático para acompanhar os trabalhos. Também diretores do CVTec divulgaram três cursos técnicos de nível médio para agenciador turístico, Informática e Aquicultura, ressaltando a vocação da região e o incremento de jovens no mercado econômico local.