quarta-feira, 3 de junho de 2009

Jovens falam sobre Seminário

O Aracati sediará um dos maiores eventos de juventude do Estado e o maior da Cidade - o 3º Seminário Regional de Políticas Públicas do Litoral Leste - . O primeiro aconteceu em Icapuí, em 2005, o segundo em Fortim, em 2007, e o terceiro ganhou proporções bem maiores contando com a participação do secretário adjunto Nacional de Juventude, Danilo Moreira, e o presidente do Conselho Nacional de Juventude, David.

E nesta expectativa, jovens da região, em reunião ontem no CVTec, falam sobre a importância do Seminário. Para Francicarla Costa, do grupo de cultura Filhos Nordestinos, de Aracati, “a maior importância é da participação do momento na busca do aprendizado, repassando para o grupo e a sociedade os resultados em forma de políticas de juventude. Eu trabalho com um grupo de jovens onde a formação é importante para todos. Os Filhos Nordestinos é uma quadrilha de mais de dez anos com cerca de 40 jovens”, disse.

Luís Rodrigues, da Pastora de Juventude, PJ, do Fortim, disse que “o 3º Seminário é uma grande oportunidade dos grupos estarem participando e fortalecendo a história dos grupos, partilhando experiências, repassando aprendizado, ampliando discussões sobre Políticas Públicas de Juventude na região. O nosso grupo, a PJ, trabalha no município inteiro na paróquia de Nossa Senhora do Amparo na formação política e na área da religião com a catequese. Em nossa cidade, emprego é difícil, buscando alternativas de geração de renda com oficinas e feiras empreendedoras.” Afirmou.

O jovem Marcílio Fernandes, do Espaço Jovem de Aracati, disse ser “um evento importante para todo o País, porque o jovem se envolve mais na política. Aprendemos como as PPJ’s estão voltadas para gente e a participação da juventude nos movimentos juvenis é fundamental neste processo. O Espaço Jovem está interligado à Secretaria de Ação Social dando palestra nas escolas e estimulando a participação do jovem. Em datas importantes como da exploração sexual, a gente participa e realiza movimentos.”

Tiago Simões, do JPT de Aracati, afirmou: “Quem participa do movimento de juventude tem que estar ligado ao Seminário para estar atualizado de tudo que acontece a nível de município tanto como nacionalmente. Aprender com outras lideranças de outras realidades fundamenta o nossos trabalhos. Se manter de fora não é a atitude, e falar de um processo que não se conhece não é adequado, por isso o Seminário é fundamental. Eu espero que as expectativas sejam atendidas, principalmente pelas pessoas que foram convidadas para palestrar”.

As inscrições se encerraram e Guaiúba é mais uma cidade confirmada no seminário.