sexta-feira, 19 de junho de 2009

Filhos Nordestinos em apresentação

A partir de uma brincadeira de rua, uma quadrilha está se destacando pelo empenho e trabalho cultural em nossa Aracati. Os Filhos Nordestinos estão há 13 anos fazendo cultura no bairro Cacimba do Povo em diversos festivais em cidades como Russas e Beberibe.

A quadrilha já se chamou Arraiá do Milho Verde e Universo Negro.

São mais de 15 apresentações, 20 pares dançando, 6 músicos tocando ao vivo um repertório de compositores da quadrilha e uma equipe de contra-regras de 15 pessoas.

Este ano, o tema trabalhado pela quadrilha tras a tematica do Cangaço.

"As dificuldades são muitas e as mesmas como transporte, financeiro, patrocínio, local para ensaio, mas estamos fazendo cultura", disse Francisco Aldízio.

O figurino tem mistura de cores com flores, artesanato nos chapéus trabalhado. A primeira apresentação foi em Mossoró, 12 dejunho, obtendo notas ótimas na classificação. Dia 21, próximo em Russas, 22 em Jaguaruana, sendo a única quadrilha nestas duas competições; em julho, dia dois Morada Nova, três Beberibe, quatro Fortim e Parajurú e cinco na Timbaúba numa camapnha de solidareiedade pela capela do distrito.

Para Tiago Muniz, 20, "Não fazemos so quadrila, mas muitos trabalhos sociais. Como voluntários, trabalhamos teatro, dança de forró e reforço escolar, onde buscamos estimular o aprendizado para tirar os jovens das ruas incluindo no aspecto cultura".

Juliana Andrade, 22, desde o início na quadrila há 13 anos, disse: "Tenho orgulho em afirmar ser filha nordestina. hoje contamos com um figurino todo trabalhado artisticamente, porém, antes, começamos a primeira apresentação com roupas emprestadas. De um semente plantada, uma árvora de frutos."