segunda-feira, 8 de junho de 2009

Seminário Organizado e Participação Popular

MATERIA

O 3º Seminário Regional de Políticas Públicas de Juventude do Litoral Leste foi um sucesso, no Mirante das Gamboas, em Aracati, Ceará, no último fim de semana, reunindo jovens e autoridades políticas debatendo os rumos das Políticas Públicas de Juventude para a região.

Conceituado como o maior evento de juventude regional, colocando o Aracati como liderança nacional de gestão de juventude, partilhando com demais cidades essa experiência política e reconhecendo a importância dos jovens no desenvolvimento. As gestões públicas precisam reconhecer o jovem como um agente protagonista do desenvolvimento local.

A participação das cidades de Guaiúba, Itaiçaba, Iguatú, Jaguaruana, Morada Nova, Limoeiro do Norte, Palhano e Fortaleza foi destaque. 250 participantes cumpriram uma rotina de trabalho com palestras, debates, lazer e cultura. A promoção foi do CIP Desenvolver e a realização do Instituto Agir.

Na sexta-feira, 05, solenidade de abertura com presenças dos três prefeitos de Aracati, Fortim e Icapuí, do secretario adjunto nacional de Juventude, Danilo Moreira, Ana Melo presidente do Instituo Agir, e Ivan Silvério secretário de Esporte e Juventude de Aracati. Em seguida, pagode com o grupo Moleque Atrevido.

No sábado, na plenária geral, mesa com Danilo Moreira, Cintia Nascimento da Rede de Jovens do Nordeste, Ivan Silvério, Ricário do Conselho Nacional, kledson Giló, coordenador de Juventudes Integradas do CIP e Ana Mello dirigindo os trabalhos de discussão. À tarde, câmaras temáticas trabalharam temas como Assessoria do Estado, Conjuve, Futebol de Rua, CIP Desenvolver, Conselhos Municipais e Gestões Municipais. Depois o jantar, os grupos se mobilizaram e realizaram uma noite cultural.

Discurso direto
Danilo defendeu a importância da PEC da Juventude ser aprovada, ainda pra ser votada no senado, incluindo a temática ‘juventude’ em nossa constituição, respaldando a faixa de idade dos 16 aos 29 anos, sendo o ‘jovem um sujeito de direitos’. Disse também que o Seminário pode pressionar os três senadores da bancada cearense, Tasso, Patrícia e Inácio para votarem a favor da PEC, e que se encaminhe a institucionalização ainda no governo Lula, do Ministério da Juventude, dando sequência ao conjunto de ações já planificadas e discutidas em Seminários, Congressos e Encontros dos últimos anos, relevando a história das juventudes do Brasil.

No domingo, plenária para discussões sobre o fundo de apoio local a grupos juvenis, recurso da Fundação kellogg que apóia e seleciona projetos, e apresentação do mapeamento de grupos de jovens da região, pesquisa realizada nos meses de fevereiro a maio deste ano.

O Canal Jovem foi outro destaque, sendo a gravação de um DVD institucional de todo o Seminário incluindo palestras na integra, entrevistas com autoridades, momentos importantes e a juventude falando no quadro Repórter por um Minuto.