domingo, 23 de agosto de 2009

SEJUV empreende pesquisa no interior

A Secretaria de Esporte e Juventude de Aracati, SEJUV, está percorrendo vários distritos avaliando os espaços públicos destinados à prática de futebol, com o objetivo de realizar o I Campeonato de Futebol Aracatiense do Interior. Uma competição totalmente voltada para inclusão de jovens e atletas da zona rural com um diferencial: trabalhar políticas de juventude e políticas de esporte integradas pela primeira vez num único projeto.

Hoje, domingo, 23 de agosto, o secretário Ivan Silvério, o presidente da LIAF eleito, José Carlos, Prof. Feitosa, o comunicador Jussiê Cunha a convite, e André Souza, comunicador, visitaram as comunidades de Baxio, Boca do Forno, Quixaba, Cumbe e Córrego dos Fernandes. Cinco campos foram vistoriados e analisados requisitos como se o campo é de areia ou barro, condições de vestiário, se são murados e como o futebol acontece nestes interiores.

Na comunidade do Baxio, Ergamênio Vieira do time Real Laio disse que “a realidade aqui compreende dois times, Real Laio e o Palmeiras do Baxio que sempre estão competindo, mas que neste campeonato vamos estar juntos defendendo a comunidade.”

Francisco Hélio da Costa, do time Palmeiras do Baxio, disse que “a desunião é muito presente pela rivalidade entre os atletas, mas que neste campeonato estamos entusiasmados e o que tivermos de melhores aqui, dos dois times, formaremos uma equipe para disputa.”

Na Boca do Forno, Laudenir Costa, liderança e ex-goleiro do Duque de Caxias, disse que “o futebol é uma atrativo a mais aqui e anosso time é reconhecido como o melhor do interior. Já disputamos a primeira divisão do campeonato aracatiense ano passado e fomos vice-campeão. Meu pai fundou este time e hoje infelizmente não jogo por motivo de uma contusão no joelho, mas estou sempre presente motivando o grupo”.

O pai de Laudenir chamou-se José Vilanir Costa, reconhecido na comunidade, “e aqui mantemos uma escola de base com objetivo de tirar os jovens das drogas e do álcool.”, disse. Laudenir já jogou no clube do Brito, foi campeão Itaiçabense, jogou no Navegantes, Duque de Caxias, José de Alencar, “sendo um prazer fazer futebol.”, ressaltou.

Ele é o primeiro goleiro a fazer um gol de falta no estádio Virgílio Távora.

Na Quixaba, Odilon Falcão, desportista, disse que “o futebol é um grande desafio aqui. O campo não está em grandes condições e esperamos a maré secar para poder jogar e treinar. Estamos muito entusiasmados com a nova liga e a comunidade vai sim participar com muito empenho deste campeonato.”


“Estamos juntos neste trabalho e a participação da primeira reunião da liga motivou todos os atletas da cidade. A SEJUV está organizando na pessoa do Ivan e acreditamos que vai dar certo. Na Quixaba há uma intensa participação.”, afirmou Francisco de Assis, técnico de Quixaba.

No Cumbe, “o Futebol é o esporte que toda comunidade se envolve. Quando há um adversário mais forte que a gente ai é que o povo vem assistir o jogo. Temos um bom time, apesar do campo precisar de reparo.”, disse Edimar Rocha, desportista da comunidade.

Nossa percepção nesta primeira visita é de que há uma grande ansiedade da sociedade pela prática do esporte como todo. Apesar do futebol ter a maior aceitação, jovens e atletas se empolgam quando o assunto é entretenimento através do esporte.