domingo, 13 de setembro de 2009

Reunião da LIAF mobiliza futebol no interior





Uma nova liga de futebol foi fundada com o objetivo de promover o esporte no interior. Na verdade, o futebol acontece voluntariamente, mas organizar as equipes, reconhecer a modalidade e promover inclusão social através do esporte são objetivos da Liga Inter-Distrital Aracatiense de Futebol, a LIAF com 36 equipes inscritas.

Na manhã do último sábado, 11 de setembro, na sede da antiga SEJUV, aconteceu a quarta reunião da LIAF onde estiveram presentes os representantes de quase todos os distritos participantes, com a finalidade de aprovar o regulamento do I Campeonato Aracatiense de Futebol do Interior.

O secretário Ivan Silvério falou da importância do esporte como meio de desenvolvimento e inclusão social. “Não é somente o esporte pela competição, mas nos benefícios que a nova liga promoverá como a inclusão das juventudes.”, disse Ivan.

Dentre os principais pontos do regulamento discutidos está a aprovação da diminuição de cinco para três vagas a participação de jogadores que já disputam o campeonato promovido pela LAD, tanto juvenil como no principal.


DEPOIMENTOS

Para Ribamar Marques, das Cajazeiras, disse que a “ LIAF é a redenção do futebol interiorano. É comum os times serem sustentados por uma pessoa somente, mas hoje temos parâmetros; temos uma liga e isso é muito bom.”.

Ainda disse: “Estamos surpresos com o andamento dos trabalhos, e neste ano quase não confirmávamos a participação. Nós recebemos uma visita da SEJUV dando todas as condições a Liga, e afirmo que Cajazeiras vêm para fazer bonito”, declarou.

Odilon Falcão, da Quixaba: “A reunião hoje foi proveitosa com os debates e as conclusões decididas. Espero que o campeonato em si seja como planejamos, pois nosso time treina todos os dias.”, disse.

Wellington Alexandre, da Volta: “Nossa equipe atualmente está bem. Recentemente participamos do campeonato do Baixio e nos classificamos para as semifinais. A estrutura da LIAF é satisfatória e é um antigo sonho das equipes do interior.”, disse.

José Carlos, presidente da LIAF, afirmou que “neste sábado tivemos a aprovação do regulamento da competição através do congresso técnico. É um documento o qual tirará todas as dúvidas de um trabalho que tem total aprovação dos desportistas.”.

José Valter, Córrego do Retiro: “Nosso time está bem e completo. A LIAF é importante porque antes não existia uma liga que valorizasse o futebol do interior. A minha percepção é de grandes conquistas.”, disse.

Já Francisco Barbosa, da Cacimba Funda, afirmou que “neste momento, nossa equipe se reconstitui para participar do campeonato. Não jogamos a cerca de dois anos e os atletas, com a LIAF, estão empolgados para participarem.”.

Raimundo Francisco (Preguinho), de Santa Tereza, afirmou: “Nossa equipe estava parada, mas o Ivan e a SEJUV nos deram o ponto de partida com esse campeonato, Estamos voltando novamente a ativa. A LIAF é um órgão que promove o desenvolvimento do esporte. Podemos contribuir muito para tirar muitas pessoas dos vícios das drogas e do alcoolismo, mostrando outro caminho.”.

João Paulo do Cumbe, disse que “a equipe está empolgada com o campeonato, apesar das dificuldades do campo estar cheio de mato; além do processo de desapropriação do terreno onde há mais de 30 anos jogamos nele. A LIAF é extremamente importante para nosso esporte, porque reunir 36 times com ampla divulgação exige organização e muito trabalho, facilitando a integração de atletas do interior.”.