quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Juventude na rua

No próximo dia 20 de novembro acontecerá o Movimento de Juventude em Marcha contra a Violência, promovido por diversos movimentos de juventude, dentre eles igrejas, entidades, além do Governo Municipal. Grêmios estudantis e diretores de escolas estão sendo contatados para garantirem ampla participação dos jovens aracatienses tanto do interior como da zona urbana.

Ontem, 10 de novembro, aconteceu uma reunião na sede da antiga SEJUV onde jovens estiveram presentes das escolas Régis Bernardo, Raízes e Azas, colégio Municipal e Marista. O Movimento ganha força e é preciso que outros segmentos da sociedade também participem deste trabalho.

A Marcha comemora o Dia Nacional da Juventude, DNJ, e é a manifestação livre dos mais diversos grupos da cidade, em resposta a onda de crimes envolvendo jovens como vítimas e autores.


Recentemente em um assalto na rua duque de Caxias um jovem matou um senhor microempresário em seu estabelecimento comercial com um tiro de revolver 38 na cabeça.


Com a abertura dos Jogos das Escolas Aracatienses, o esporte vem dar sua resposta como meio de inclusão social. O Governo Municipal, através do prefeito Expedito Ferreira, empreende políticas direcionadas e abri espaço à discussão e manifestação livre dos grupos da cidade, em suas colaborações de sensibilização da sociedade sobre a violência que chega a se comparar com a capital Fortaleza.


As igrejas são importantes parceiras neste processo. A confiança de que esse movimento precisa se fortalecer no Aracati é fundamental. A juventude é uma parcela da sociedade sujeita a vulneráveis riscos sociais, e a religião responde há muitos anseios.